Cinco sinais de que a educação é o ramo certo para você

Algumas pessoas são empurradas para o setor educacional por questões econômicas ou de mercado. No entanto, para ser um bom profissional nesta área é preciso ter uma boa dose de vocação. Qualidade de ensino se faz com profissionais capacitados que realmente amam o que fazem.

Bons profissionais da educação possuem características comuns extremamente importantes para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.  Neste post vamos relacionar características importantes em profissionais que desejam atuar na educação.

Capacidade de transmitir conhecimento 

Nem todo mundo que detém o conhecimento, tem a capacidade de passá-lo adiante. Trata-se realmente de um dom. Quem já não teve um professor altamente inteligente, mas na hora de passar a matéria aos alunos não conseguia transmitir com clareza, deixando os alunos ainda mais confusos. Um bom professor consegue se comunicar com facilidade, realizando associações e buscando formas alternativas para alcançar o entendimento do aluno. Se você possui essa habilidade este é um importante sinal que a área da educação foi feita para você.

Busca constante por atualização

Qualquer profissional que deseja se manter atuante no mercado de trabalho precisa buscar atualização constante, no entanto, quando se trata de profissionais do setor educacional essa necessidade é ainda maior.

É difícil transmitir conhecimento sem estar atualizado e conectado às últimas tendências e descobertas do universo científico, tecnológico e social. O aluno de hoje é diferente do aluno de 50 anos atrás. Ele tem a sua disposição uma infinidade de informações obtidas através da internet. Esse aluno chega à sala de aula muito mais informado, sendo capaz de contribuir significativamente com o conteúdo da aula.

Capacidade de trabalhar em equipe

Grande parte das instituições de ensino possui uma linha pedagógica tradicional que prevê uma estrutura mais formal, onde a figura do professor detém o conhecimento e deve transmiti-la aos alunos de forma direta e objetiva. No entanto, mesmo nessa linha pedagógica o profissional da educação precisa ter a capacidade de trabalhar em equipe, ouvindo todos ao seu redor e construindo uma relação agradável com as pessoas que o rodeiam.

Criatividade para ir além

Atuar no setor educacional no Brasil não é algo tão fácil assim. Trata-se de um setor com grandes dificuldades estruturais voltadas para violência, evasão escolar, baixos salários e escolas sucateadas. Para trabalhar em um ambiente muitas vezes hostil como este, é preciso ter uma boa dose de criatividade. A educação lúdica tem se mostrado eficaz, sendo utilizado para romper as barreiras existentes entre professores e alunos ampliando a comunicação.

Amor à profissão

Atuar em qualquer área sem estar completamente apaixonado pelo o que faz é algo realmente difícil. Quando se trata do setor educacional esse amor precisa ser ainda mais profundo. As dificuldades de atuação no setor, já especificados neste artigo, só são suportados por pessoas que realmente gostam do que fazem. Além disso, o profissional da educação vai lidar com pessoas e não existe nada mais complexa que lidar com o ser humano. Quando se trata da educação pública o educador enfrenta situações limites que vão precisar de uma boa dose de carinho.

 

Leia também:

O que Paulo Freire pode nos ensinar sobre educação

Estilos pedagógicos: saiba qual se encaixa em sua escola

Dicas para envolver o aluno no processo de ensino e aprendizagem

 

e-book-gestao-escolar

4 comentários sobre “Cinco sinais de que a educação é o ramo certo para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *