6 dicas para manter o clima organizacional positivo

Alguns profissionais se sentem realmente infelizes com a simples lembrança de que precisam ir ao trabalho. Sua capacidade produtiva se vê completamente comprometida pelo clima pesado e desagradável da organização.

Este clima interfere diretamente na qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores. Profissionais insatisfeitos tendem a transferir para a força do seu trabalho os problemas vivenciados no ambiente corporativo. Acompanhe esse post e conheça 6 dicas que podem melhorar o clima organizacional da sua empresa.

Invista em treinamento

Uma ação importante para melhorar o clima da organização está na valorização do funcionário. Ao investir em treinamento, o colaborador entenderá que a empresa acredita e investe nele.  

Além disso, esses treinamentos devem ser utilizados para disseminar a cultura organizacional e melhorar o relacionamento entre a equipe, sendo uma oportunidade para estreitar as relações entre a liderança e os funcionários.

Ofereça programas de benefícios

Muitas empresas apostam nos benefícios para atrair bons talentos. Esse mesmos benefícios são responsáveis por ampliar o nível de satisfação do funcionário. Dentre eles podemos ressaltar:

  • Vale-alimentação;
  • Assistência médica;
  • Plano odontológico;
  • Bolsas de estudo;
  • Auxílio creche.

Programe planos de carreira

A política de plano de carreira gera engajamento entre os trabalhadores, pois eles sabem que o bom trabalho será recompensado.

Crescimento profissional garante satisfação e consequentemente, uma melhora significativa no ambiente de trabalho.

Incentive a meritocracia

A forma como as promoções são distribuídas interferem e muito no clima da organização.  Os motivos pela qual um profissional é promovido devem estar claros para todos os membros da equipe. Todos precisam saber quais são as qualidades que levaram aquele profissional a ser promovido em detrimento dos demais.  

Priorize a comunicação

Evite dentro de sua empresa, a conhecida “rádio peão”, ou seja, aqueles rumores muitas vezes infundados que correm entre os setores da empresa.

Um bom fluxo de informações pode ser a solução. Mantenha um bom nível de comunicação ascendente, isto é, deixe seus funcionários cientes de que podem expressar suas opiniões, sugestões e até reclamações.

clima organizacional e diversidade

Embora a sociedade garanta por lei, a proteção às minorias, infelizmente, ainda há dentro das organizações preconceito e discriminações relativas à raça, deficiência, religião,  etc.

Uma empresa é composta por pessoas diferentes, e um clima organizacional somente  será positivo se estas pessoas se respeitarem mutuamente.

clima organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *