Saiba como abrir como abrir uma escola e entenda os desafios

Quando se fala em educação, tem-se o compromisso de contribuir com a formação humana. Para isso cabe aos pais a procura por uma escola que ofereça dedicação e qualidade nos serviços.

Nessa busca muitos escolhem uma escola particular. Por isso, mesmo existindo concorrentes, abrir uma escola é um ótimo negócio. Instituições de ensino são empreendimentos estáveis, já que sempre há demanda para elas o que já garante estabilidade ao empreendedor.

Como abrir um escola  

A primeira dica é analisar a situação do mercado no local em que deseja abrir a sua escola. Certifique-se de que há alguma demanda não atendida pelas concorrentes. Com esse resultado, crie seu planejamento em serviço diferenciado. Invista em segurança e higiene.

Outro desafio para a escola nos dias atuais é entender que as velhas práticas, ferramentas ultrapassadas e metodologias retrógradas não são mais suficientes para suprir as necessidades do atual cenário educacional no Brasil. As informações se tornaram mais rápidas e acessíveis.  Os estudantes estão cada vez mais autônomos e conectados às novas tecnologias e mídias sociais que estão revolucionando a forma de ensinar e aprender.

Estrutura necessária

Instale a sua escolha em um terreno amplo que possa dar conta de todas as instalações previstas na lei. Levando-se em conta o número de pessoas que frequentaram a escola, a faixa etária considerando alunos, colabores, professores, e visitantes em geral a serem atendidos. O principal cuidado na escolha é que a casa, ou prédio, fique em área autorizada pela lei de zoneamento da cidade.

Espaço físico necessário  

O espaço físico do imóvel deverá conter salas de atividades, recreação, repouso, higienização, salas para professores e para os serviços administrativo-pedagógicos e de apoio, berçário provido de berços individuais, área livre para movimentação das crianças, locais para amamentação, higienização com balcão e pia, espaço para banho de sol e refeitório para alimentação. Tudo precisa estar de acordo com a faixa etária.

Detalhes exigidos por lei

Ao decidir abrir uma escola, você deve ser formado em pedagogia e ter uma vivência escolar. Os educadores e auxiliares devem ter formação específica, já a diretora deve ser formada em pedagogia.

É necessário registrar a escola na prefeitura da cidade, consultar a Secretaria e o Ministério da Educação e a delegacia de ensino. É preciso lembrar que o consumidor dos serviços tem o direito de solicitar documentos da escola. Todos devem estar em situação regular.

Segurança e higiene na escola

Para que a sua escola tenha bom desempenho e alcance ótimos níveis de satisfação daqueles que contratam o serviço, invista em segurança e higiene. Esses dois pontos são os mais lembrados durante as visitas dos pais que estão escolhendo uma escola para matricular seus filhos. Oferecer um serviço de qualidade vai garantir o retorno do investimento para o empreendedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *