Estatística aplicada à administração e o seu papel na tomada de decisão

O mundo corporativo e empresarial cresce a passos largos. Um administrador de sucesso precisa ter pleno conhecimento técnico, científico e tecnológico do universo que o cerca. O mercado não absorve os mais fracos.

Um gestor com pleno domínio de dados e informações, e que acima de tudo saiba o que fazer com essas informações, é extremamente importante para o mercado. Este profissional reconhece a importância da estatística aplicada à administração, pois sabe que é a estatística que orienta o profissional para a tomada de decisões precisas. Acompanhe este post e saiba mais.

Estatística aplicada à administração

A estatística e a matemática são ciências muitas vezes repudiadas por muitos profissionais. No entanto, um bom administrador sabe que os métodos estatísticos são extremamente importantes para a condução do seu trabalho.

A estatística possibilita obter informações confiáveis, para a correta tomada de decisões corporativas. Sem estes dados, seria quase impossível ter uma administração confiável. A essência do administrador é a tomada de decisão e exatamente por isso a estatística aplicada à administração é uma matéria obrigatória na grade dos cursos de administração.  

Conceitos estudados

A análise estatística aplicada à administração é baseada em processos com passos bem definidos. Trata-se de uma ciência organizada e sistematizada. Dentre os processos estudados encontramos:

  • Conceitos de planejamento de pesquisa estatística e amostragem;
  • Resumo, organização e análise exploratória de dados;
  • Aplicações técnicas apropriadas;
  • Probabilidade aplicada e inferência estatística;
  • Gerencia de resultados para tomada de decisões.

A tecnologia aplicada ao tema

Foi-se o tempo em que todos os cálculos realizados na estatística eram realizados de cabeça. Atualmente os administradores contam com o auxílio da tecnologia para isso. O avanço tecnológico da informática possibilitou a automatização de muitos cálculos.

Hoje é possível realizar a análise de um número gigantesco de dados que contribuem para o conhecimento e seleção de informações utilizados na  inteligência administrativa.

Formação e capacitação

Conforme relatado neste artigo o estudo estatístico aplicada à administração é realizado dentro da graduação em Administração, sendo uma disciplina obrigatória do curso. No entanto, a correta utilização dos dados estatísticos dentro da administração é tão importante que hoje já é possível encontrar cursos de pós-graduação voltados especificamente para esta área.

O pleno domínio desta matéria é um diferencial que interfere diretamente no sucesso profissional do administrador. Possuir uma especialização voltada para esta matéria será considerada um diferencial.   

Mercado do futuro

A correta análise de dados estatísticos é algo tão importante para tomada de decisão em uma corporação, que o profissional desta área já está assumindo um novo posto, sendo este exclusivo e de alto destaque.

Denominado Cientista de Dados, este profissional é responsável por processar e analisar dados para responder perguntas importantes como o que fazer com os dados? O que eles significam? O que isso pode gerar em negócios? E que melhorias e conhecimento podem gerar? Trata-se de um profissional em plena descoberta e com grandes perspectivas no mundo corporativo.

estatística aplicada à administração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *