Oportunidade! Mais 16 mil vagas educacionais serão abertas em Minas

Quando se trata do mercado de trabalho, o setor educacional tem mostrado os melhores resultados. Para suprir o déficit de profissionais qualificados no setor, a Secretaria Estadual de educação De Minas autorizou a abertura de 16.700 vagas no setor. Destas, 16 mil vagas são voltadas para os cargos de professor e 700 para especialistas da educação básica.

Esta é uma grande oportunidade para profissionais que já lecionam e que desejam lecionar no  setor público. Acompanhe este post saiba mais sobre o processo de publicação destas vagas.

Mercado e ocupação das vagas

Segundo o Governo de Minas as vagas devem preencher as demandas das 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado. Os concurseiros de plantão já podem intensificar os estudos, pois o edital de concurso e o termo de referência para a contratação de empresa já estão em fase de elaboração pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
O mercado educacional em Minas vem crescendo de maneira significativa. Em 2015 o Estado tinha em seu quadro apenas 1/3 de servidores efetivos. Em 2017 este número cresceu para 50 mil servidores. O índice de professor efetivo chegou a  42%, sendo que para outras funções já ultrapassamos os 70% de efetivos.

Déficit de professor

Uma pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU)  mostrou que faltam mais de 30 mil professores com formação específica apenas no Ensino Médio. Somente em Minas Gerais, são 3,9 mil professores a menos, sendo que a situação mais grave no país é entre os professores de Física. São quase 10 mil profissionais a menos que a demanda do mercado.

Química e Sociologia tem um déficit de mais de 9 mil professores. Às três disciplinas juntas representam 59% do déficit. Esta é uma péssima notícia para os estudantes, mas uma boa notícia para profissionais que querem entrar no setor. Se qualificar em áreas de grande carência no mercado é uma garantia que não vai lhe faltar colocação.

Prova de títulos e qualificação

Se você quer sair à frente neste concurso público, precisa buscar qualificação. Em sua primeira edição em 2011, o concurso público para professor da Secretaria da Educação colocou como critério de classificação a avaliação de Títulos.

Todos os candidatos aprovados na prova objetiva poderão participar desta etapa do processo. Cada título apresentado recebe uma pontuação. Quanto mais títulos você apresenta, mais a frente dos seus concorrentes você fica.

Pós-graduação EAD

Ao realizar um curso de pós-graduação a distância você tem a flexibilidade de estudar em qualquer hora e lugar, adequando os seus estudos ao restante da grade exigida pelo concurso.

Além disso, os cursos podem ser concluídos em apenas 6 meses, o que facilita a conclusão de mais de uma especialização. Ao acumular certificados de pós-graduação você amplia a sua pontuação, pois todos poderão ser apresentados na avaliação de títulos.

acúmulo de cargo público
vagas educacionais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *